Como abrir um negócio com pouco dinheiro

A quantidade de brasileiros que tem o desejo de empreender é gigantesca, porém o fator que mais impede que isso aconteça é a falta de dinheiro para investir. Em tempos de crise, conseguir dinheiro para abrir seu próprio negócio tem sido cada vez mais difícil.

Não é impossível abrir um negócio com pouco investimento e por isso, neste artigo, vamos lhe dar algumas dicas. É preciso ter muito cuidado na hora de abrir um novo empreendimento, principalmente se você não for utilizar empréstimo ou financiamentos bancários.

Quando você consegue empregar bem o seu dinheiro, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

– Procure um sócio

Começar uma empresa sem dinheiro não é uma tarefa simples, mas você pode tentar o auxílio de um sócio. Mas lembre-se de ter muito cuidado na hora de escolhê-lo. Este sócio deve ser um parceiro nas finanças e nas ideias também.

– Obtenha mais informações sobre sua ideia de negócio

Converse com pessoas de sua confiança e descubra o que elas acham do seu produto/serviço, mas lembre-se que elas podem não ser muito sinceras, justamente pela proximidade com você. Nesta situação, o ideal é pedir opinião de pessoas que não estejam envolvidas emocionalmente com o negócio.
Este passo é muito importante para que você tenha certeza de que sua ideia não é apenas uma empolgação inicial.

– Procure ajuda de um profissional da área

É muito interessante pegar dicas com pessoas da mesma área e que já tenham experiência no modelo de negócios. Essas pessoas podem agregar valor à sua empresa, além de trazer opiniões diferentes das suas. Isso vai fazer com que você enxergue todos os lados do seu empreendimento.

– Faça contratações pontuais

Na hora de procurar pessoas para trabalharem para você, deixe de lado laços familiares e de amizade, ou seja, as contratações devem ser feitas apenas através de aspectos técnicos e qualidades profissionais. O melhor é que você terceirize a contratação de colaboradores, pois isso enxuga sua folha de pagamento e facilita sua vida na área administrativa de sua empresa

– Priorize sua clientela

O cliente deve vir em posição de destaque e deve fazer parte de sua estratégia empresarial. Se sua empresa será aberta com pouco dinheiro, tenha em mente que seu cliente será seu maior patrimônio.

– Tenha um produto/serviço de qualidade

Você precisa superar as expectativas dos consumidores com relação ao seu produto e/ou serviço. Preze pela qualidade para garantir fidelidade dos seus clientes e que fique claro que pouco investimento não é sinônimo de serviço ruim.

– Propaganda e Marketing

Faça muita propaganda e aproveite as mídias sociais. Dê visibilidade à sua marca e aproveite as ferramentas gratuitas das redes sociais. Muitos empreendedores acabam perdendo vendas por não apostarem no Marketing como deveriam.